No marketing digital a designação SEO, é uma expressão muito usada, iniciais dos termos em Inglês Search Engine Optimization, em português quer dizer optimização para os motores de busca.
Costumo dizer aos meus clientes que quem quer ter sucesso em SEO – optimização nos motores de busca, ou seja, obter resultados nas pesquisas orgânicas com tráfego significativo para o site, deve antes de mais não seguir gurus, nem usar técnicas especiais; Deve apenas e só seguir as orientações do Google no que diz respeito a SEO e depois estudar um pouco e finalmente fazer muitos, muitos testes e experiências com conteúdo de qualidade criado para o site.
Claro que existem muito factores importantes no algoritmo do Google para que possam ficar bem colocados nas pesquisas, mas é a prática e muitos testes e análise que fazem você adquirir essa ‘habilidade’ para criar conteúdo e obter resultados no rank das pesquisas no google, mas o fundamental mesmo é criar conteúdo de qualidade e saber que vai ser útil a alguém e que está a contribuir para algo positivo na vida de alguém.
Algumas referência importantes ligadas ao SEO – Optimização para motores de Busca
- Página do Google – comunidade de ajuda aos webmastes;
- Blog Central para Webmasters com informação Oficial sobre classificação e indexação dos sites no índice do Google;
- Guia de Otimização para Webmasters Iniciantes;
- Diretrizes gerais do Google para SEO;
- Perguntas frequentes de webmasters – Google;
- Central de Ajuda do Google;
- Página do Google Search Console;
- Webmaster Tools do Bing;
- Blog da MOZ;
- Search Engine Journal;
- Search Engin Watch;
- Search Engine Land;
- Blog do Brian Dean;
- Blog do Pedro Dias.